Sobre
Você é novo por aqui? Recomendamos que leia a seção 🛟 Ajuda antes de explorar o repositório. Lá, você encontrará orientações para navegar pelo acervo, acessar documentos e aproveitar todas as funcionalidades de forma eficiente.
O HeMEPT foi idealizado e tem sido desenvolvido a partir de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa História Educação (GPHEDo), muitas das investigações do grupo estão vinculadas ao acervo da instituição o que qualifica a manutenção do repositório.
A possibilidade de preservar a história da instituição foi a principal motivação para a concretização do Repositório Digital História e Memória da EPT. O HeMEPT busca disponibilizar gradativamente o acesso a documentação produzida e guardada pela instituição. Para realizar tal feito o recorte temporal considera os primeiros registros da escola e gradativamente amplia a periodização estabelecida.
Este repositório digital é fruto das iniciativas dos projetos “O Acervo Institucional Como um Espaço de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, aprovado no edital n. 04/2021 da PROPESP, e “A Digitalização do Acervo Institucional Como uma Possibilidade de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, aprovado no edital n. 09/2022 e renovado no edital 08/2023 da PROPESP.
Os projetos têm como objetivo identificar, higienizar, organizar e catalogar a documentação institucional do IFSul – Campus Pelotas, com foco na preservação da memória da Educação Profissional e Tecnológica. Ao reunir esse material de forma sistemática, espera-se que a comunidade acadêmica e a sociedade tenham acesso a documentos relevantes sobre a trajetória da instituição, valorizando seu legado e contribuindo para sua preservação.
A criação do Repositório Digital HEMEPT busca fornecer uma plataforma acessível e dinâmica, por meio da qual documentos históricos sobre a trajetória do Campus Pelotas sejam gradualmente disponibilizados. Pretende-se que o repositório não apenas contribua para a preservação do patrimônio documental e fortaleça o sentimento de pertencimento entre os membros da comunidade acadêmica, mas também amplie a disseminação e divulgação da História institucional para o público em geral. Assim, espera-se que mesmo pessoas que não tenham feito parte da comunidade possam conhecer e se conectar com a História do IFSul, reconhecendo seu legado na Educação Profissional e Tecnológica e promovendo reflexões sobre a memória coletiva.
Espera-se que o repositório digital contribua para democratizar o acesso à informação e apoiar a preservação da memória educacional do IFSul, promovendo não apenas a conservação do passado, mas também incentivando a reflexão e o planejamento do futuro da educação técnica e profissional.
Descrição Visual: A imagem consiste no logotipo do HeMEPT, que representa o “Repositório Digital História e Memória da EPT”. À esquerda, há um desenho estilizado de um livro aberto sobreposto a um dispositivo eletrônico, simbolizando a convergência entre o físico e o digital. O livro é decorado com quadrados nas cores verde e vermelho, sugerindo pixels ou elementos digitais. À direita, o texto “HeMEPT” aparece em letras maiúsculas e destacadas, com uma tipografia robusta e moderna. Logo abaixo, em uma fonte mais fina e regular, está a frase “Repositório Digital História e Memória da EPT”, explicando o propósito do repositório. O logotipo combina elementos visuais que remetem à tecnologia e à preservação da memória, reforçando a identidade digital do projeto.